
O projeto Academia de Líderes Ubuntu (ALU) visa a capacitação de jovens com o objetivo de facilitar o seu desenvolvimento enquanto líderes ao serviço da comunidade, preparando-os para uma intervenção adequada e eficaz nesses mesmos contextos. São cinco as dimensões de formação: o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço.
Com base na filosofia e método Ubuntu, o projeto visa desenvolver e promover nos jovens entre os 12 e os 18 anos competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade. A fim de agilizar o acompanhamento dos jovens, está ainda prevista a capacitação de 15 a 20 educadores/professores.
O Projeto é desenvolvido através de um programa de educação não formal, assumindo um modelo pedagógico centrado nos participantes, através de uma abordagem participativa e experimental, com uma metodologia profundamente relacional na sua essência conceptual, em sintonia com cinco dimensões da formação assentes na filosofia Ubuntu.
O objetivo é a criação de lideranças positivas empenhadas na intervenção da comunidade, aliada à criação de ambientes propícios à construção de respostas na área da empregabilidade social, numa estratégia de promoção da coesão social, através da participação na construção de um futuro com lugar para todos.