Território, população e sustentabilidade
Território, população e sustentabilidade

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM Médio Tejo) visa promover o desenvolvimento equilibrado e sustentável do seu território de intervenção, com base no planeamento estratégico regional e o apoio às autarquias locais. Entre outros, foca-se na valorização da identidade regional, na articulação e otimização dos serviços públicos e no estímulo à cooperação dos atores locais e regionais.

Neste contexto, é essencial diagnosticar as mais valias da região e identificar estratégias que potenciem o desenvolvimento e a coesão territorial, entre outros, por via da partilha de experiências, dificuldades e objetivos. Não raras vezes, esta dinâmica marca o início de uma transformação a vários níveis, nomeadamente social e cultural.

A valorização dos recursos humanos é a pedra de toque para criar no território múltiplas oportunidades de crescimento pessoal, social e profissional, as quais permitem dar resposta às legítimas aspirações dos atuais e futuros cidadãos do Médio Tejo. Refletir-se-á na região e no país a mais valia que o investimento na educação configura, entre outros, pelo incremento da inovação, capacidade de resiliência e melhoria da qualidade de vida.

A População é o recurso. A Educação é a prioridade.