
O Plano Estratégico Educativo Municipal é um instrumento privilegiado na definição de uma política educativa local e no planeamento estratégico e sustentado da educação, assumindo-se assim como um elemento catalisador e regulador da ação educativa e formativa concelhia. A sua elaboração e monitorização está prevista em três fases: diagnóstico (integra o retrato socioeconómico e da população ativa, as dinâmicas municipais na oferta educativa e cultural, a caracterização da população escolar e desempenho escolar dos alunos no concelho - escolas públicas e privadas), sistematização e revisão da informação recolhida por grupo temático (caracterização, análise de conteúdos e elaboração do relatório da auscultação por unidade orgânica e por grupo temático) e redação do Relatório de Diagnóstico.
Relativamente à carta educativa, tratando-se de um instrumento de planeamento e ordenamento prospetivo de edifícios e equipamentos educativos do concelho, pretende-se levar a cabo a sua atualização/revisão, atendendo aos novos equipamentos educativos construídos (novas escolas) e ao número de alunos existentes no concelho.