A realização de atividades experimentais visa contribuir para a valorização das ciências, por via da promoção da literacia científica. Os recursos materiais a adquirir permitirão apoiar o desenvolvimento do raciocínio, do pensamento crítico e da capacidade de resolver problemas dos alunos do ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos).
Neste contexto, está previsto:
- realização regular de atividades experimentais e laboratoriais diversificadas que acompanhem a sequencialidade das aprendizagens e com crescente nível de complexidade;
- articulação dos professores titulares de turma do 1.º ciclo do ensino básico com os professores de ciências (2.º / 3.º ciclos do ensino básico) para dinamizar atividades no âmbito do 'Cantinho da Ciência' ou da 'Sala de Ciência';
- planificação conjunta de unidades/sequências de aprendizagem pelos docentes do 1.º ciclo do ensino básico e pelos docentes de Ciências Naturais e Físico-Química;
- produção de textos e diferentes formas de registo (tabelas, gráficos, esquemas, desenhos, legendagem) relacionadas com as atividades práticas desenvolvidas.