Integrado no âmbito do PEDIME, Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo, o Programa de Visitas de Estudo continuará a ser uma realidade no ano letivo 2023/2024.
O Programa de Visitas de Estudo é uma atividades de âmbito intermunicipal do PEDIME que prevê a dinamização de um programa estruturado de visitas de estudo ao Património Natural e construído no território do Médio Tejo, de acordo com os temas pedagógicos associados aos programas educativos vigentes e em função dos respetivos níveis de escolaridade.
De salientar que a implementação do programa surgiu no âmbito do contrato celebrado com a Universidade Nova de Lisboa - FCSH, a qual elaborou 45 guiões pedagógicos de apoio à preparação das visitas nas suas diversas fases (o antes, o durante e o pós-visita), todos eles disponíveis aqui.
Este programa de visitas aproxima os alunos à comunidade local e promove a aprendizagem através da exploração de contextos de educação não-formal.
Considera Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM do Médio Tejo, que 'esta ação possibilita a valorização do território, os locais propícios a visitas que se cruzam com os programas escolares e estimula-se a visita enquanto momento ligado à flexibilidade curricular, sendo um complemento à aprendizagem na sala de aula'.
À semelhança do ano letivo anterior, é possível realizar visitas de estudo a locais muito diversos e, simultaneamente, de elevado interesse no contexto curricular, bem como para o desenvolvimento do perfil de competências dos alunos. São exemplos: Centros de Ciência Viva (Alviela, Constância) e Centro Integrado de Educação em Ciências (Vila Nova da Barquinha), Museu Nacional Ferroviário (Entroncamento), Museu de Arte Pré-histórica e do Sagrado no Vale do Tejo & Parque Arqueológico do Ocreza (Mação), Monumento Natural das Pegadas da Pedreira do Galinha (Ourém), entre outros.
Recorde-se que o PEDIME está enquadrado no projeto Educação de Excelência do Médio Tejo, previsto nas Opções do Plano e Orçamento 2023, e tem como objetivo fundamental promover a valorização do Médio Tejo através do reconhecimento de uma educação de excelência nesta região, combatendo o abandono e insucesso escolar e promovendo projetos educativos inovadores, que contribuam para o desenvolvimento do potencial de aprendizagem e os níveis de excelência no ensino.
Este projeto encontra-se previsto no âmbito do Investimento Territorial Integrado / Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Médio Tejo, contratualizado com as Autoridades de Gestão do Portugal 2020.